An image as a link:

Você sabe o que é a LDU?

     Olá pessoal, o PET Ciência preparou mais um post de interesse de toda comunidade do campus. Você sabe o que significa LDU? Ou melhor, você sabe que no nosso campus possui uma?

     Para esclarecer essas e outras dúvidas, a petiana Ingrid Sales conversou com o presidente da LDU do campus Poços de Caldas, João Vitor Rodrigues de Souza. Em entrevista, ele nos conta um pouco sobre o que é a LDU e o que ela representa dentro de uma universidade. Segue entrevista.

O que é LDU?
     A LDU é a abreviatura de Liga Desportiva da Universidade Federal de Alfenas, mais popularmente conhecida como Atlética. Uma Atlética consiste de uma associação de alunos, sem fins lucrativos, que visa promover e incentivar a prática esportiva dentro da Universidade. Nós temos uma visão de que essa prática esportiva pode ser por meio dos esportes mais tradicionais, como futebol, basquete, natação dentre outros, mas também através de outros como yoga, zumba, capoeira, xadrez, etc. Para nós, todos tem a mesma importância no desenvolvimento da Universidade.

O que ela representa dentro da universidade? Qual sua importância?
     Uma Atlética dentro de uma Universidade representa muito mais que um jogo de futebol, de basquete. Não se restringe somente a prática de determinado esporte. É abrangente. Representa lazer, entretenimento, atividade física, diversão. E tudo isso pode ser feito através de um jogo de bola, de uma dança, de uma partida de xadrez, ou até mesmo estando na arquibancada torcendo pelo time da UNIFAL. É essa a ideia que temos e que queremos que todos também tenham, que entendam tal importância, para que possam participar, cada um da forma que mais gosta, das nossas atividades.

 Qual a estrutura hierárquica do grupo atual?
     Atualmente, nossa gestão é composta de 10 pessoas. Através de uma eleição interna feita após nossa posse, definimos os cargos da seguinte forma:
·      Presidente: João Vitor;
·      Vice-Presidente: Paulo Eduardo;
·      Diretor de Planejamento e Gestão: Matheus Pizzo;
·      Diretor (a) Administrativo (a): Leandro Xavier e Ana Schuffner;
·      Diretor de Esporte: Hiago Martins; e
·      Tesoureiro: Giancarlo Corcetti;
·      Diretor (a) de Eventos: Carmem Vranceanu e José Zaltar. 

     Mas posso garantir que, mesmo cada um tendo uma função determinada, na prática cada um sempre ajuda um ao outro da melhor forma possível, contribuindo para o sucesso da equipe como um todo.


 Quais habilidades o integrante da LDU pode desenvolver no decorrer de sua atuação?
     Sem dúvida, os desafios em gerir uma Atlética são grandes. Mas posso dizer que é principalmente nesses momentos que cada um consegue mostra seu melhor, ou se não tem a habilidade que é necessária naquele momento, consegue desenvolver, e passa a ter.  Por isso, acredito que todos têm ou ao menos passam a ter habilidades como sinceridade, iniciativa, autoconfiança, capacidade de trabalhar em equipe, comunicação, empatia e foco no objetivo conjunto, fazendo realmente existir uma equipe de trabalho na Atlética.

Quais os projetos alcançados e almejados pela LDU? 
     A Atlética na Unifal existe desde 2009. Nossa gestão assumiu na metade do ano passado (2014). De lá pra cá, posso dizer que conseguimos colocar em prática alguns projetos significativos para Universidade. Realizamos três edições do “Torneio Integração”, que é um evento interno que ocorre semestralmente. Realizamos também a primeira edição do “Super-Clássico”, em novembro do ano passado, juntamente com a Atlética da PUC de Poços de Caldas, onde foram disputadas diversas modalidades entre as duas Universidades, sagrando-se no final como campeão geral a UNIFAL. E também realizamos já esse ano o II Inter-Unifal em Alfenas, com a participação dos três campus da Universidade, onde, novamente, nosso campus conquistou o título geral. Mas para nós, apesar da importância de sermos campeão nesses eventos, fica a satisfação e a vontade de fazer mais com a participação cada vez maior dos alunos nos eventos promovidos. Por isso, temos como objetivo continuar caminhando nesse sentido, promovendo jogos como também somente participando de jogos universitários da região, como JUV, TUSCA, Engenharíadas Mineiro e outros.
     Além disso, temos como objetivo a partir do próximo semestre promover a prática de alguns esportes, sobretudo para o público feminino, como, yoga, zumba, dança e afins. É claro que a participação estará aberta a todos, independente do sexo, mas queremos desenvolver atividades que possa atrair mais o público feminino de nossa Universidade.

 Quais as maiores dificuldades encontradas pela LDU no campus?
    A história da UNIFAL em Poços é bem recente, e com isso, da nossa Atlética também. E ser uma Atlética nova dentro de um campus novo tem suas dificuldades. A começar do próprio conhecimento da comunidade acadêmica da existência da Atlética, do que ela representa, de sua importância. Mesmo com as mídias sociais, cartazes, os próprios eventos promovidos e até mesmo por “conversa de corredor”, ainda existe uma parcela da Universidade que não nos conhece.
  Houve também barreiras em relação aos espaços físicos destinados a prática esportiva no campus. Após muita espera e insistência, conseguimos a liberação das quadras poliesportivas para uso desde outubro passado, mesmo não estando com suas obras completamente concluídas. Acreditamos que até meados de setembro, estejamos com as quadras abastecidas de sistema de água, esgoto, energia, com estacionamento e com todo trajeto até lá asfaltado.
   Outra dificuldade também encontrado por nós foi em relação a não ter uma sede para nos instalar. Isso dificultava  muito nosso trabalho, pois não tínhamos uma referência, um local, para que todos pudessem nos encontrar. Mas isso também ficou pra trás. Com a ajuda da Direção, conseguimos uma sala para nos instalar. Nossa sede fica na sala B110, antigo xérox.

Gostaria de deixar algum recado à comunidade da Unifal?
     Primeiramente gostaria de agradecer a vocês do PET Ciência pela oportunidade de estarmos falando sobre a Atlética para o campus. Como disse anteriormente, a ideia de “Atlética” ainda precisa ser mais difundida, ainda temos e queremos nos aproximar mais de toda comunidade acadêmica, para que todos possam cada vez mais comprar nossas ideias, abraçar essa causa.  E estar falando com vocês corrobora em muito para que isso aconteça.
      Aproveito também para agradecer a todos os que tem participado dos treinos, dos torneios e dos campeonatos. Sem dúvida, essa adesão cada vez maior faz com que nós tenhamos ainda mais vontade de lutar pela Atlética, em buscar alçar voos cada vez maiores, como o próprio Engenharíadas.
     E pra finalizar, gostaria de dizer que nossa sala está sempre aberta para ouvir a todos, seja para dúvidas, reclamações ou sugestões. Afinal, a Atlética é feita de alunos para alunos. 

     Então é isso pessoal, o PET Ciência agradece a LDU por esse bate-papo e ressalta a importância da comunidade acadêmica em conhecer e apoiar os projetos que acontecem dentro do nosso campus. Não se esqueçam de acessar e curtir a página da LDU no Facebook e também do Blog Pet Ciência.

Confira agora algumas fotos dos campeonatos realizados pela LDU:
 Prêmios do II TORNEIO INTEGRAÇÃO 2014/2.

 Time de Basquete Masculino do campus Poços de Caldas – II INTER-UNIFAL

 Time de Handebol Feminino do campus Poços de Caldas – II INTER-UNIFAL

Time de Handebol Masculino do campus Poços de Caldas – II INTER-UNIFAL