É galera... o semestre está acabando, estamos lotados de trabalho, prova uma atrás da outra, não temos os pontos necessários ainda para passarmos e a cabeça fica a mil. Pensando nisso a petiana Natália Antunes elaborou uma matéria de como exercitarmos nosso cérebro. Confiram abaixo:
Quem acha que o cérebro não precisa de exercícios e apenas estudar já exercitou todo o cérebro,
está enganado. Para manter um bom desempenho cerebral, precisamos treiná-lo. A fadiga e o cansaço físico e mental nos impedem de obter os resultados necessários ou desejáveis no trabalho e nos estudos. Exercícios para o cérebro não podem ser confundidos com estudos, uma vez que o cérebro deve ser motivado com atividades relaxantes e complexas ao mesmo tempo.
O cérebro possui várias regiões diferentes, cada uma responsável por uma habilidade específica que melhora com a prática, quanto mais você usa uma habilidade específica, melhor ela fica. Aí vai algumas dicas para exercitar o cérebro e principais jogos que você pode baixar no seu celular para malhar sua massa cinzenta!!!
Dicas importantes:
• Palavras cruzadas, damas, xadrez, cartas, ou qualquer outro jogo de lógica e estratégia fazem o nosso cérebro trabalhar e, por isso, ajudam a desenvolver a nossa memória.
• Decore tudo o que for importante na sua rotina, como números de telefone que você usa com frequência ou a lista de compras do supermercado; mas nada de tentar decorar coisas inúteis ou chatas, como a placa de outros carros no trânsito, data de aniversário da sobrinha do amigo da vizinha, etc. O nosso cérebro é esperto e resiste a reter coisas que não nos interessam ou que são inúteis.
• Durma bem, pois um bom sono faz bem não só para a memória, mas também para a pele, previne rugas e te torna mais feliz. Mas tem que ter qualidade, o sono tem que ser completo e se uma etapa é perdida, o processo já fica comprometido.
• Coma melhor e lembre-se de que o que você está querendo é uma memória de elefante, não o peso de um! Então, coma de forma saudável e equilibrada. Além de boa para o corpo, uma alimentação saudável também é essencial para o bom funcionamento do cérebro.
• Não exagere na bebida galera. Sei que é difícil com tantas festas boas e galera animada. A longo prazo, altas doses de álcool podem ocasionar lesões irreversíveis nos neurônios. Fique ligado!
• Treine as associações de palavras: Para que uma informação seja guardada, ela deve ser trabalhada na nossa mente, criando o que os especialistas chamam de “imagem mental”. Associação de ideias, jogo de palavras e códigos pessoais são pequenos truques que podem colaborar com a nossa memória.
Se você deseja melhorar as capacidades do seu cérebro, ou simplesmente mantê-las bem, o melhor remédio é… usar o cérebro. Então vamos exercitá-lo né galera!!