An image as a link:

Bolsas Acadêmicas

              Este post é voltado a todos os estudantes, mas em especial aos calouros: fiquem ligados nas oportunidades que surgem ao decorrer do curso (para maiores informações posicione o cursor sobre a palavra em azul) e como dito hoje durante a palestra, qualquer dúvida entre em contato conosco, pelo Fale Conosco ou pela Quem Somos Nós:


        Existem diversas formas de se conseguir uma bolsa na Universidade. Além do Programa de Auxílio (acesse o link e confira a matéria), há Iniciações Cientificas, Projetos de Extensão, Monitorias, PET, onde estes, além de ajudar financeiramente, contribuem e muito para o desenvolvimento pessoal e uma formação acadêmica completa do estudante. Vale ressaltar que os auxílios concedidos pela PRACE podem ser acumulados com qualquer outra bolsa acadêmica oferecida pela UNIFAL-MG.
       A Iniciação Científica faz parte de uma linha pesquisa desenvolvida em inúmeras áreas do conhecimento por alunos de graduação nas universidades brasileiras. Esta atividade é desenvolvida pelos alunos juntamente com um professor orientador, ligado a alguma unidade acadêmica de seu conhecimento. Nesta atividade, o estudante inicia o seu trabalho como pesquisador e exerce os primeiros passos da pesquisa e escrita acadêmica, apresentação de resultados em eventos, elaboração de relatórios e outras atividades pertencentes ao oficio de pesquisador.
     A Monitoria consiste em auxiliar os alunos matriculados em determinada disciplina sob orientação do professor ministrante da mesma. Além de proporcionar um melhor entendimento da matéria pelos alunos, o monitor também mantém um contato com a prática da docência, podendo ter uma experiência diferente da formação como bacharelado.  
     Os  Projetos de Extensão tem como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos e programas de extensão de caráter educativo, cultural e cientifico, em articulação com o ensino e a pesquisa, com a finalidade de ter uma relação entre a Universidade e a Sociedade, buscando um avanço regional, econômico, social e cultural. A extensão possui mecanismos de integração entre o saber popular e o saber acadêmico, produzindo novos conhecimentos, contribuindo assim para o consciência social e política, formando profissionais cidadãos. Na página da Pró-Reitoria de Extensão você pode encontrar maiores informações.
     O PET (Programa de Educação Tutorial) é um programa desenvolvido por grupos de estudantes da graduação sob a tutoria de um professor. Estes são orientados pelo princípio da união entre pesquisa, extensão e ensino. As atividades desenvolvidas dentro do PET contribuem muito para o aprendizado de trabalho em equipe, a trabalhar com um público diferente da comunidade acadêmica e incentiva a pro atividade. Atualmente aqui em nosso campus existem dois grupos: PET Conexões do Saberes, sob a tutoria do Prof. Antônio Donizetti e nós, equipe PET Ciência, sob a tutoria do Prof. Daniel Pamplona.