Você tem medo de falar em público? Como estão as suas apresentações?
Pensando nisso a petiana Natália Rodrigues preparou algumas dicas para vocês mandarem bem na apresentação em público.
1º) Ter disciplina intelectual: Inicialmente você precisa ter disciplina para estudar e pesquisar sobre o determinado assunto que será abordado, assim você se sentirá preparado e seguro para o seu discurso. A disciplina tem o poder de colocar sua apresentação na direção certa, fazendo com que você passe a ser um bom orador, por isso é preciso ter disciplina para treinar várias vezes o seu discurso antes do dia da apresentação e ser humilde em assumir que não sabe tal coisa. Um exemplo, foi um palestrante de curso de oratória que na sua primeira palestra treinou seu discurso em 40 dias, três vezes por dia, ele disse que “Os abraços e agradecimento do pessoal da plateia deu a certeza de que valeu a pena se disciplinar para vencer o cansaço físico e permanecer treinando, treinando, treinando”. Isso não quer dizer que você precise treinar seu discurso em 40 dias, mas precisa treinar uma quantidade que você acha necessária para se sentir preparado, isso mostra que para atingir o sucesso é preciso ir além da nossa zona de conforto.
2º) Preparação: Com a preparação você se sentirá mais seguro por dominar o assunto e passará a sentir autoconfiante, e saberá controlar o seu medo e a timidez. Não se prepare apenas sobre o conteúdo, mas também a forma de como ele será exposto, e se a apresentação tiver um tempo de 15 minutos saiba o suficiente para discorrer em um tempo de 30 minutos mais ou menos para caso de perguntas, ou seja, saiba o máximo do conteúdo. Reúna a família ou um grupo de amigos e converse muito sobre o assunto que será apresentado, isso ajudará no discurso.
3º) Naturalidade: Pode-se considerar a naturalidade coma a melhor regra para uma boa comunicação. Grandes oradores agem de forma natural como se estivessem numa conversa entre amigos, eles não se esforçam e nem tentam parecer o que não é em seus discursos. Eles têm em mente que estão lá para passar o assunto ao público e apresentar o seu produto e não ser avaliados, isso ajuda, pois eles se sentem menos pressionados e não correrem o risco de seu corpo se sentir em estado de perigo e em seguida responder de forma involuntária, através do estado de medo, ansiedade, tremedeira entre outros.
4º) Objetivos: Focar no assunto, uma vez que ficar dando voltas em uma apresentação além de demonstrar despreparo do orador irá fazer com que seu público se dispense e perca a atenção no que está sendo abordado, uma vez que menos significa mais.
5º) Simplicidades: Bons oradores utilizam um tipo de linguagem mais simples até mesmo quando conversam com pessoas de nível superior de experiência. Utilize vocabulário técnico apenas para apresentações que forem necessários. Além de simplicidade, fale com emoção, entusiasmo e energia nas suas apresentações, pois se nós não demonstrarmos interesse pelo o assunto como que pretendemos que o público se interesse.
Não existe receita para seguir os passos para ser um bom orador, o que se tem são caminhos trabalhosos e difíceis, que cobram força de vontade, perseverança e determinação.
“Não há espelho melhor que reflita a imagem de um homem do que suas palavras.” Luis Vives
No site do Nube vocês podem fazer o curso online GRATUITO, sobre Falar em Público: Encare esse desafio, e no término do curso vocês ganharão um certificado de atividade complementar. Nesse site encontram-se outros cursos online gratuitos e dicas interessantes, é só acessar e se cadastrar no seguinte link: https://www.nube.com.br/estudantes/EAD/cursos