An image as a link:

Importância da Iniciação Científica na formação profissional dos alunos de graduação

     A iniciação científica (IC) é um meio de pesquisa científica realizada por alunos de graduação, sendo um instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto que contribua na formação profissional do estudante. Tem-se o nome “iniciação” pois os estudantes que participam do programa possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à atividade científica. Os alunos são orientados por um professor,  ligado ou não a um laboratório de pesquisa da faculdade na qual o aluno estuda ou a algum centro de pesquisa financiador. 
      A IC ajuda o aluno em vários âmbitos, logo que aprimora suas habilidades e complementa o que o aluno viu em sala de aula, através da prática e experimentação.  Assim, o aluno sai mais preparado para os passos seguintes à graduação, como especializações, mestrados, doutorados, e a principalmente a vida profissional. Além disso, ao optar por fazer uma iniciação cientifica, o aluno desenvolve um projeto em uma determinada linha de pesquisa a partir dos seus interesses, refinando suas aptidões e preferências, auxiliando-o a definir com mais segurança o seu futuro.
     Todos os benefícios citados se aplicam diretamente ao estudante, e são refletidos na comunidade e na própria universidade. Através de atividades científicas a universidade é divulgada, e suas atividades e conhecimentos transpõe o limite físico da instituição sendo oferecidos para toda a comunidade. 
     Há agências financiadoras que incentivam esse programa, como a CNPq, CAPES e FAPEMIG. Atualmente são contempladas na UNIFAL-MG 213 bolsas. Para maiores informações, acesse o link: http://www.unifal-mg.edu.br/prppg/.
      Tem também a modalidade de Iniciação Científica Voluntária, e não há concessão de bolsas para os discentes envolvidos no projeto. Para apresentação de projetos nessa modalidade, o aluno deverá submeter o projeto mediante editais publicados pela PRPPG.
     Aos alunos do ensino médio, há ainda a possibilidade de iniciação científica júnior. Hoje são oferecidos bolsas BIC JR-FAPEMIG e PIBIC-EM/CNPq. 

       Se informem, e aproveitem todas as oportunidades que são oferecidas! E não percam, mais no fim dessa semana um post especial sobre as vagas de ICs disponíveis aqui no nosso campus!