An image as a link:

Curso Aprendendo a Aprender

Muitas pessoas que decidem começar a estudar ou aprender algo novo se deparam com alguma dificuldade no início, seja pela necessidade de aprender conceitos jamais vistos ou relembrar disciplinas e habilidades aprendidas e já esquecidas. 

Outra coisa muito comum de se observar, são pessoas que estudam determinada matéria para uma prova por exemplo, e após a prova parecem esquecer boa parte do conteúdo aprendido. Isso é tão comum que essas pessoas começam a considerar que esse deve ser um processo normal, ou pior, as vezes sentem-se culpadas por esquecerem o conteúdo e ficam deprimidas por isso, saiba que mais pessoas do que você imagina sofre com isso. 

Mas por que isso não ocorre com algumas pessoas? Seriam essas pessoas mais inteligentes? Mais capazes ou melhores alunos? Qual o segredo dessas pessoas? Com o intuito de ajudar com todas essas questões, os petianos Amanda e César fizeram o post de hoje! Confira abaixo e potencialize o seu processo de aprendizagem!

Nosso cérebro é uma máquina incrível, capaz de processar e armazenar uma quantidade enorme de dados e informações. E TODOS temos essa capacidade. O que realmente falta a algumas pessoas é o conhecimento sobre os mecanismos que o cérebro usa para armazenar essas informações, enquanto outras agem de acordo com esses mecanismos e acabam apresentando um rendimento melhor nos estudos.

Por exemplo, um mecanismo básico que o cérebro usa para decidir se uma informação deve ou não ser armazenada é levar em conta a importância dessa informação. Qual informação é mais importante?

1. Aquela que é usada de forma menos intensa, mas todos os dias.
2. Aquela que é usada de forma intensa, mas que você necessita dela apenas uma vez.

Se um estudante estuda uma matéria de forma menos intensa todos os dias, ele acaba informando ao seu cérebro que essa é uma informação que ele precisa todos os dias, ao passo que se esse estudante estudar TODA a matéria de uma vez, antes da prova por exemplo, seu cérebro irá classificar que essa matéria é algo que ele precisa apenas para a prova, e por isso irá descartar a informação assim que possível.

Esse é um exemplo simples que o estudo da neurologia nos mostra. Se todas as ferramentas mentais que nosso cérebro usa para aprender fossem conhecidas, poderíamos tirar proveito destas para aprendermos qualquer nova habilidade ou disciplina de forma facilitada.

A Universidade da Califórnia, San Diego, oferece um curso online gratuito e em português, com duração de 4 semanas (é possível fazer em alguns dias), elucidando os mecanismos usados pelo nosso cérebro e nos ensina a como aprender de maneira efetiva qualquer nova habilidade, principalmente as voltadas às ciências exatas, como é dito na introdução do curso.

Terá início em 28 de março e termino em 1º de maio de 2016. O encerramento das inscrições será até 2 de abril. O curso é gratuito, exceto queiram possuir certificação e para isso é necessário desembolsar 29 dólares.  Mas é possível solicitar um auxílio financeiro disponível para os alunos que não puderem pagar pela taxa. 

O curso é composto por quatro semanas que abordarão temas tais como: o que é aprendizado; processo de associação em blocos; adiamento e memória; e renascimento da aprendizagem e destravando seu potencial. 

Se vocês ainda estão na dúvida se o curso é reconhecido, ele foi avaliado com 4,8 de 5 estrelas. Caso estejam na correria e queiram fazer esse curso em outra data, fiquem atentos, pois a próxima sessão do curso inicia-se em 25 de abril de 2016.

Para maiores informações e inscrição no curso, acessem https://www.coursera.org/learn/aprender e não deixe mais que algumas situações ocorram, bem como entende-las (tipo aquela prova que você tentou resolver um exercício e de jeito nenhum conseguia se lembrar, mas ao entregar a prova e sair da sala a resposta prontamente apareceu na sua mente, fácil e acessível)

Bons estudos pessoal!