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Novo BCT

      E aí pessoal, hoje mais um texto super interessante para aqueles que ainda estão no BCT e não vão se formar esse semestre: o novo BCT! O petiano César conversou com o professor Alencar para tirar algumas dúvidas de vocês sobre as mudanças que estão por vir. Confiram abaixo:

    O MEC recomenda que o Projeto Político Pedagógico de um curso universitário, que é uma espécie de contrato que a universidade tem com a comunidade sobre o curso ofertado, seja revisado sempre que possível a fim de promover melhorias a esse curso, afinal, para acompanhar as tendências mundiais é importante que aquilo que se estuda esteja sempre atualizado.

Após a primeira avaliação do MEC ao BCT, o Núcleo Docente Estruturante do BCT, comissão responsável pela estrutura deste curso, resolveu revisar seu Projeto Pedagógico que até então possui 2754 horas de carga horária obrigatória que nem sempre vai de acordo com os planos do ingressante. A exemplo, um ingressante que deseja cursar um mestrado em física futuramente e se vê forçado a ter Geologia em sua grade.

A mudança para novo modelo de BCT, carinhosamente chamado de BCT 2.0 pelos alunos, vem para ampliar o leque de opções que os ingressantes e atuais alunos podem seguir. E apesar da estratégia adotada demandar um grande esforço para sua elaboração, é bastante simples: Reduzir a carga horária de disciplinas obrigatórias, de modo que o aluno tenha total controle sobre sua grade de horário e possa optar pelas disciplinas que mais se ajustam a seus desejos.

A carga horária obrigatória do BCT 2.0 é de apenas 1260 horas, menos da metade da versão atual. Porém, para se formar o aluno precisará cumprir também alguns outros requisitos:

150 horas de atividades complementares (atividades extra aula): As atividades complementares incentivam os discentes a interagirem entre as diversas áreas do conhecimento, em modalidades de ação diversas, possibilitando-os adquirir uma formação complementar. O objetivo é propiciar aos discentes a tomada de iniciativa para realizarem ações complementares às atividades didático-pedagógicas, visando a ampliação e a aquisição de habilidades e competências. As atividades complementares podem ser realizadas ao longo do percurso acadêmico dos discentes e envolvem variados aspectos formativos – pedagógicos, sociais, humanísticos, éticos, culturais e profissionais.

Apresentação de um TCC/Piepex: O TCC/Piepex vem a ser uma melhoria do atual PM, na tentativa de melhorar o nível dos trabalhos produzidos pelos graduandos do nosso campus.

360 horas de disciplinas eletivas: Em geral, para um aluno que queira adentrar em alguma engenharia conseguirá cumprir esse requisito com bastante folga, cursando mais horas do que o necessário, e o que é melhor, apenas nas disciplinas de seu interesse.

540 horas de disciplinas diretivas: Serão ofertadas mais disciplinas das engenharias como diretivas, e os alunos terão total autonomia para adequá-las a sua grade da maneira que acharem melhor. É importante que fique claro, se enquadra nessa categoria todo o excedente de horas das disciplinas eletivas, dinâmicas curriculares das Engenharias do Campus Poços de Caldas, Unidades Curriculares ou disciplinas concluídas em outros cursos da UNIFAL-MG, ou de outras instituições de ensino superior, desde que submetidas à aprovação da Coordenação do curso.

     Ainda está em andamento o estudo sobre uma tabela de equivalência do atual modelo com o BCT 2.0 para que novas disciplinas que serão obrigatórias não interfiram na formatura daqueles que irão se formar agora, ou seja, os alunos que estão na corrida para a formatura e chegarem ao final desse semestre formados aos moldes do atual modelo irão colar grau normalmente. Também para aqueles que possuírem alguma dependência em disciplina que deixar de ser obrigatória poderá colar grau, por exemplo o aluno possui dependência em Filosofia e Metodologia da Ciência, que passa a ser eletiva, mas já passou em todas as outras disciplinas (cumpriu as 360h de eletivas com folga no BCT 2.0), então o aluno se forma.

     A troca para o BCT 2.0 vêm apenas para melhorar o curso que já possui avaliação 4 pelo MEC (de um máximo de 5), e mostrar o esforço dos nossos docentes para sempre promover um melhor rendimento acadêmico dos graduandos e a satisfação desses.
     Confira abaixo:




         O documento inteiro do projeto pedagógico pode ser lido aqui.