Na última semana, do dia 09/05 a 13/05, o colaborador voluntário Felipe Zambello (Secóia), acompanhou o grupo PET Ciência no evento “Ciência no Contraturno” e trouxe um pouquinho sobre o que rolou, confira abaixo!
A escola parceira neste projeto foi a E. E. Dr. Alcides Mosconi, do município de Andradas, e o evento contou com a presença de 14 estudantes do ensino médio da rede pública, que passaram cinco dias sendo apresentados à assuntos relacionados a vida acadêmica, como acesso e permanência na universidade, cursos oferecidos no campus e realizaram alguns experimentos da área de física e química.
No primeiro dia do evento, os alunos foram apresentados à estrutura física do Campus Avançado Poços de Caldas da Unifal em uma visita guiada pelos petianos. Posteriormente foram apresentados aos laboratórios de informática, onde realizaram suas inscrições no sistema CAEX para receberem certificados deste projeto de extensão. Após o cadastro foi realizada uma palestra para apresentação da estrutura dos grupos PET, tanto como os diferentes tipos e cursos universitários presentes no país.
No segundo dia (terça-feira), os jovens participaram de uma aula teórica da área da Física – cujo tema foi foguetes espaciais - onde puderam compreender seu funcionamento e equacionar alguns parâmetros que foram posteriormente utilizados em prática. Após a aula teórica foram feitos os lançamentos de foguetes, onde os alunos coletaram dados e voltaram à sala de aula para realizar alguns cálculos.
No terceiro dia os alunos passaram por uma aula de segurança de laboratório, onde foram apresentados às principais medidas para evitar acidentes e se manterem seguros no ambiente laboratorial. Após esta palestra, realizaram um experimento de química sobre a polaridade de alguns compostos orgânicos. Após a tomada de dados, foram para a sala de aula, para serem apresentados à teoria que rege o experimento realizado.
Imagem 1 - Palestra sobre Universidade, aula teórica e prática sobre o lançamento de foguetes e aula de segurança no laboratório.
No quarto dia (quinta-feira), os alunos foram apresentados a uma palestra sobre o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, e as engenharias ofertadas pelo campus, também foi realizada uma mini-feira de profissões, com experimentos para as engenharias: Engenharia Ambiental, experimento realizado pelo Centro Acadèmico da Engenharia Ambiental (CAMA), Engenharia de Minas, experimentos organizados pelo Clube de Mineralogia de Poços de Caldas, e Engenharia Química, com experimento realizado pelo Centro Acadêmico da Engenharia Química (CAEQ).
Imagem 2 - Experimentos desenvolvidos para cada área de engenharia.
No quinto e último dia, os alunos foram apresentados a uma palestra sobre acesso e permanência na universidade, onde foram destacados a importância do ENEM e outros vestibulares, e possíveis auxílios econômicos, como bolsas ofertadas por projetos: Iniciação científica, PET, Monitoria, Projetos de extensão, entre outros. Após a palestra puderam interagir com alguns experimentos lúdicos da área de Física, aprendendo seus conceitos de forma prática e simples.
O grupo PET Ciência gostaria de agradecer à todos os envolvidos na realização deste projeto de extensão, principalmente os centros acadêmicos da Engenharia Ambiental e Engenharia Química, assim como o Clube de Mineralogia de Poços de Caldas.