An image as a link:

O que deve ter no seu currículo segundo recrutadores da Feira de Talentos da Unicamp

Fala galera, no último dia 30/08, rolou a Feira de Talentos da Unicamp. Baseado em dicas de recrutadores de várias empresas presentes no evento, os petianos Gabriel e Vanessa prepararam um post sobre como montar um currículo da forma mais adequada. Dêem uma olhada:

Primeiramente a estrutura é muito importante, então não deixe de justificar o texto, coloque os tópicos principais em negrito, deixe de uma forma organizada. É a primeira impressão que terão de seu currículo. Se possível, não imprimir em sulfite, mas sim em folhas que chamem mais atenção.

Comece seu currículo com alguns dados pessoais que interessem à empresa, como seu nome completo, idade, endereço, telefone de contato e email. Em seguida tente destacar alguns tópicos principais, como objetivos, formação, cursos e qualificações, experiência profissional, atividades complementares, informações adicionais, etc, e vá adicionando informações a estes tópicos.
O objetivo está relacionado com a área que deseja atuar, então ele variará de acordo com a empresa onde deixará seu currículo, e não é um tópico obrigatório quando se busca um estágio. No tópico de sua formação, coloque qual curso está cursando, em qual instituição e o mês e ano de previsão de formatura. Em cursos e qualificações informe os cursos extracurriculares e habilidades, como pacote Office, línguas, dentre outros. Se possível informe o local e período de realização dos cursos.
Em experiência profissional informe todos os locais que já trabalhou ou fez estágio, colocando em primeiro lugar o nome da empresa e posteriormente uma breve descrição sobre o cargo por você exercido e as atividades que desempenhou nele. Coloque os períodos e comece pelas experiências mais recentes e depois as mais antigas.
As atividades complementares são importantes para aqueles que não possuem experiência profissional. Aqui você pode inserir as experiências adquiridas na faculdade, como participação em centros acadêmicos, PETs, empresas juniores, desenvolvimento de projetos de iniciação científica e extensão, monitorias, etc. Em informações adicionais coloque alguma outra informação que você ache relevante, principalmente se possui relação com a área em que deseja atuar. A realização de intercâmbios e trabalhos voluntários também são um diferencial muito importante. Você pode criar tópicos com estes títulos e fazer uma breve descrição de sua experiência, local, período, etc.
Lembramos que apesar destas dicas gerais algumas empresas têm preferências diferentes de outras, então não deixe de pesquisar sobre a empresa que deseja entrar antes de enviar seu currículo!