Fala pessoal, hoje vamos falar um pouco sobre o ocorrido na Amazônia, sua importância e como sua destruição nos impacta com o texto feito pelo petiano João Paulo!
Recentemente, vimos o que vem ocorrendo na floresta amazônica, uma quantidade enorme de incêndios que destroem a floresta todos os dias. Decorrente disso foi visto algo incomum que deixou a população abalada: o dia virando noite na cidade de São Paulo por conta na fumaça provocada pelos incêndios, juntamente com nuvens de chuva. Não iremos entrar em mérito politico nessa matéria, e sim tentar compreender melhor a importância da floresta principalmente para o Brasil e como sua destruição impacta em todos nós!
No nosso planeta nota-se um fato curioso nas latitudes medias (trópicos de capricórnio e câncer) são os locais onde os desertos estão alinhados, alguns exemplos são os desertos do Saara, Namíbia e Kalahai na Africa o deserto da Austrália e do Atacama na América do sul. Esse fato ocorre por conta do fenômeno chamado circulação de Hadley, que é basicamente a ascensão dos ventos na região equatorial, e por ser uma região de maior energia, nesse processo ela vai perdendo umidade e desce nas regiões de latitudes medias em forma de um vento seco que rouba a umidade da superfície, sendo assim, essas regiões tem tendência natural de ser árida, não é por menos que são nelas que se encontram os desertos quase que todos alinhados.
Um fato curioso é que na América do Sul na região do quadrilátero Cuiabá, São Paulo, Buenos Aires e Cordilheira dos Andes que está na região onde o vento desce e rouba umidade do continente, chove em abundância, fato esse incomum para a região que se encontram. A responsável por isso é a floresta amazônica que funciona como um irrigador da atmosfera e produzindo um fenômeno chamado "rios voadores". As árvores puxam a umidade dos oceano atlântico para dentro do continente e pela evapotranspiração liberam essa água na atmosfera, dessa forma:
- Uma arvore frondosa de cerca de 20 metros de altura em um único dia consegue liberar cerca de 1000 litros de água na atmosfera, contabilizando toda a floresta são cerca de 20 bilhões de toneladas de água por dia. Para termos uma noção de quanta água esse processo libera o rio Amazonas coloca 17 bilhões de toneladas de água nos oceanos no mesmo período, literalmente UM RIO NO CÉU!!
Toda essa água então é levada pelos ventos continente abaixo e ao encontrar condições apropriadas condensa em forma de chuva, irrigando a região e contrariando a tendência natural. Na região desse quadrilátero é onde se concentra cerca de 70% do PIB da América do Sul.
A chuva claro é de suma importância para nossa vida, ela irriga lavouras enche rios terrestres e represas que produzem energia, caso a floresta comece a desaparecer o volume de água na região cai consideravelmente causando seca mais severa e prejudicando o agronegócio, podendo desencadear até mesmo um processo de desertificação, tendência natural já observada nesse tipo de região. Dessa forma, tornasse imprescindível a preservação da Floresta Amazônica não só para o equilíbrio da natureza como para a humanidade!