Semestre já começou, datas de prova marcada, relatórios e trabalhos, e seminários! É pensando nisso que a petiana Aline separou algumas preciosas dicas para melhorar a sua apresentação oral e mandar bem nesse semestre!
Para uma boa apresentação oral, deve-se escolher um tema que desperte seu interesse, porém se isso não for possível, deve-se abordar o tema atribuído de maneira a trazer o assunto para o seu próprio interesse. Essas escolhas são importantes pois, quando se demonstra interesse e entusiasmo com o tema abordado torna-se mais fácil manter a atenção do público durante a apresentação e sua própria motivação durante a construção do trabalho.
Vale lembrar que deve-se durante uma apresentação oral estimular mais de um sentido, já que estudos comprovam que nos lembramos de: 90% do que dizemos ao realizar uma tarefa, 80% do que dizemos e 70% do que vemos, ouvimos e discutimos. Assim quando possível é recomendado o uso de objetos de apoio nas apresentações para se firmar o conhecimento transmitido, objetos estes que podem ser: vídeos, quadros, desenhos, powerpoint entre outros.
Além disso, durante a montagem de sua apresentação é necessário muita atenção a uma coisa em comum dentre todas as apresentações : a prática. Pois em particular para vencer o medo de falar em público e todos os seus sintomas como: náuseas, tremores, dores de barriga momentâneas e até mesmo um ataque de pânico, “a prática leva a perfeição”. Com isso primeiramente procure saber quanto tempo terá para falar, depois disso monte seu roteiro e comece a praticar. Quanto mais praticar, mais domínio terá sobre o assunto e sabendo o tempo disponível poderá acrescentar ou retirar tópicos em sua fala.
Apesar da prática ser um grande aliado para a montagem de uma boa apresentação oral, quando usada em excesso pode limitar sua apresentação a apenas o que foi estudado (que no caso torna-se decorado). E diante disto se precisar sair do roteiro ficará em uma situação de desconforto. Portanto não abuse da prática apenas use para ficar em uma situação de confiança dentro assunto que será abordado.
Por fim na hora “h” de sua apresentação é necessário procurar manter o controle, não passar sentimentos de nervosismo nem de ansiedade para a assembleia. Procurar manter seu campo de visão em todas as direções para não excluir ninguém que esteja interessado. E atender todos os requisitos que foram impostos sobre seu tema de forma clara e concisa.