As diretrizes curriculares nacionais para o Curso de Graduação em Engenharia, conforme Resolução CNE/CES nº 11 de 11/03/2002, preveem que sejam explicitadas as atividades complementares praticadas pelos discentes como complemento de sua formação acadêmica e profissional.
As atividades complementares são componentes curriculares que possibilitam o aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelos alunos em atividades extracurriculares, uma vez que é um importante instrumento de enriquecimento do perfil do egresso.
As atividades complementares do curso de Engenharia de Minas são normatizadas e estão divididas em três grupos, sendo necessário o cumprimento de créditos em cada grupo, perfazendo um total mínimo de 36 créditos, a saber:
Grupo 01: Formação Social, Humana e Cultural
Grupo 02: Cunho Comunitário e de Interesse Coletivo
Grupo 03: Iniciação Científica, Tecnológica e de Formação Profissional
IMPORTANTE:
As Atividades Complementares não poderão ser aproveitadas para disciplinas optativas e viagens de campo vinculadas às disciplinas.
É recomendado que o discente, ao longo do curso de graduação, cumpra créditos de atividades complementares. Deixar para realizá-las integralmente em um único semestre letivo pode ser inexequível.
Existe um limite máximo de atividades que serão contabilizadas, para que o discente possa fazer mais atividades ligadas às demais áreas e assim não fique limitado ou restrito apenas a um grupo.
Existe um limite máximo de atividades que serão contabilizadas, para que o discente possa fazer mais atividades ligadas às demais áreas e assim não fique limitado ou restrito apenas a um grupo.
As atividades desenvolvidas enquanto o aluno estava no BCT também serão contabilizadas.
Para os registros acadêmicos de todas as atividades, o discente deverá entregar na Secretaria da Coordenação de Cursos de Graduação da UNIFAL o requerimento específico juntamente com os documentos originais e cópias para validação.
A documentação deverá ser entregue pelo discente em até 45 dias antes do término do último período letivo.
Tabela 01/ Grupo 01: Formação Social, Humana e Cultural
Tabela 02/ Grupo 02: Cunho Comunitário e de Interesse Coletivo
Tabela 03/ Grupo 03: Iniciação Científica, Tecnológica e de Formação Profissional.
A fim de ter um acompanhamento sistemático das atividades complementares dos discentes, criou-se uma planilha no Excel com a finalidade de ajuda-los na contabilização das horas complementares e assim os mesmos terem um controle do que falta a ser cumprido. (Link da planilha)
A comissão responsável pelo desenvolvimento e organização das atividades é formado por três professores do Núcleo da Engenharia de Minas, são eles: Ericles Freire, Ana Olívia Magalhães e Matheus Ancelmi.
Qualquer dúvida entre em contato com a Comissão.