A colaboradora voluntária Stephanie, pensando nesse semestre (que já está acabando) e nas provas que ainda estão por vir, separou algumas dicas preciosas para aqueles que estão valorizando cada segundinho vago para estudar. Confira a seguir algumas maneiras de fazer o estudo render mais, e finalize mais esse semestre com chave de ouro!
1. Definir metas e objetivos
Primeiramente, é preciso identificar o motivo para o qual você quer estudar. Lembrando que o cérebro é uma maquina que consome muita energia, portanto qualquer atividade sem utilidade ou então sem recompensa será inútil e por esse motivo ele deixará de executar. Assim, quando você torna essa atividade importante ele compreenderá melhor a informação e por fim a memorizará.
2. Descobrir seu método de estudo
Em seguida, defina quanto tempo se dedicará a essa atividade e como você planeja estudar.
3. Encontrar o melhor horário para seu estudo
É importante reconhecer o momento que você apresenta maior produtividade, assim seu estudo renderá mais. Há momentos em que você tem uma maior capacidade de assimilação, e eles devem ser aproveitados ao máximo.
4. Persistir
5. Evitar stress
Durante o período de stress o corpo libera o cortisol, uma substância que prejudica o aprendizado e a memorização. Por isso é preciso manter a calma e não ter pressa, pois os resultados podem não aparecer com algumas horinhas de estudo.
6. Não se distrair
Evite tudo que puder atrapalhar seu foco. Celular, televisão, música, computador, entre outros, são grandes exemplos de como é fácil mudar a atenção para algo mais interessante do que seus livros. Uma pequena distração pode desperdiçar um grande período de estudo.
7. Usar o banho ao seu favor
Se você está desanimado e não consegue se concentrar, um banho frio pode te ajudar a ficar mais alerta. Já se você está muito disperso ou estressado, um banho quente irá te deixar relaxado e mais calmo. Além disso, durante um banho quente o corpo libera dopamina, uma substância que pode auxiliar no aprendizado e memorização.
8. Fazer resumos
Caso você seja uma pessoa que necessita organizar seus pensamentos em um papel, é recomendável fazer resumos, mapas, grifos e anotações, assim a informação será reforçada e você estará se preparando para redações em provas e, até mesmo se for o caso, em concursos. Além disso, será mais fácil retomar a matéria quando você voltar a estudar.
9. Ensinar os outros
Explicar um assunto para outra pessoa ajuda a organizar e fixar as ideias na mente. Quando você ensina, é capaz de ter uma maior noção de quais conteúdos precisa reforçar e de quais você mais domina. E também, pode aprender um pouco mais com a pessoa que você está ensinando.
10. Exercitar-se
Praticar algum exercício físico, apenas 10 a 40 minutos por dia, pode aumentar a oxigenação do cérebro e então melhorar o seu desempenho. Isso acontece porque a atividade física melhora sua concentração e seu foco mental.
Utilizando essas dicas, o seu aproveitamento na hora do estudo será muito maior e, assim, não só suas notas aumentarão, como também você terá um maior conhecimento, que poderá ser levado para vida toda.