An image as a link:

Dicas para a apresentação de um bom seminário


     E aí pessoal, animados com o começo do semestre? Como de costume, teremos que enfrentar a apresentação de seminários em várias unidades curriculares! Pensando nisso, a colaboradora voluntária Stephanie separou várias orientações para estes seminários que estão por vir. Confiram algumas dicas que podem melhorar sua apresentação! 

1. Organize sua apresentação

Utilize tópicos para elaborar uma sucessão de ideias que possa facilitar a compreensão de sua palestra. Se possível peça a alguém para ouvir seu discurso e para comentar sobre alguns pontos que possam ser melhorados. 

2. Compareça ao local antecipadamente 

No dia pode haver inúmeras complicações, como por exemplo: Não ter onde parar o carro, o ônibus atrasar, o projetor não ligar, não ter microfone e até mesmo a sala ser mudada . Portanto, chegue cedo para resolver os possíveis problemas. 

3. Seja precavido 

Para esses casos tenha sempre cópias e anotações do seminário, assim você poderá apresentar sem os slides. Ou então, tenha sua apresentação salva em um pen-drive e no e-mail (como PowerPoint e PDF). 

4. Salve os arquivos 

Caso pretenda mostrar um vídeo, baixe o arquivo no computador e em seu pen-drive. Ou se for mostrar um site interessante, tire Print Screen e deixe em um slide extra. 

5.     Familiarize-se com o local 

Veja como é a sala para saber como terá que apresentar. Observe se terá que falar mais alto do que o normal, se terá que andar pela sala para visualizar todos, se terá que mudar os slides para que todos possam ver e ler sem esforço e, por fim, se terá que trazer um notebook. 

6. Pratique 

Cronometre para ver quanto tempo está utilizando e acrescente um tempo para caso fique nervoso. Use os slides como referências para que o seminário seja organizado. 

7.     Vista-se apropriadamente 

Você será o foco do seminário, portanto vista uma roupa que não chame tanta atenção, que seja confortável e não seja desleixada. Não deixe parecer que você da pouca importância para a apresentação.


8.     Fale com confiança 

Não dependa do slide e muito menos de suas anotações para apresentar! Mostre que você tem domínio sobre o conteúdo.

 9.     Evite vícios da linguagem

Tente não dizer "tipo assim", "aí" e "né" que são alguns hábitos linguísticos que não valorizam a fala. Busca se policiar para que esses e diversos outros sons não sejam emitidos durante a apresentação. 

10.     Não faça contato visual 

Utilize a técnica de olhar para o fundo da sala ou então para o topo da cabeça das pessoas assistindo, desse modo um olhar confuso não tirará seu foco.