An image as a link:

SETEAMB - I Seminário Temático de Engenharia Ambiental: Tratamento de Efluentes

Encerrou-se nesta última quinta-feira, 18 de setembro, o I Seminário Temático de Engenharia Ambiental – Tratamento de Efluentes da Universidade Federal de Alfenas, campus Poços de Caldas, no Espaço Cultural da Urca.
Durante três dias, o evento teve como objetivo mostrar experiências vividas por profissionais graduados em Engenharia Ambiental, agregando conhecimento e atualização na área de tratamento de efluentes, abordando aspectos técnicos, desafios do saneamento no Brasil e da legislação ambiental relacionada com o tema.
O evento foi realizado pelo Centro Acadêmico Marcos Aurélio do curso de Engenharia Ambiental, contando com a colaboração de professores, alunos e empresas patrocinadoras, Votorantim Metais e a consultoria MG Meio Ambiente e editoras apoiadoras que doaram livros para sorteio no decorrer do evento.
No primeiro dia de evento, apresentaram-se os professores Rafael Brito de Moura, abordando em sua palestra a remoção de nitrogênio em águas residuárias, além dos engenheiros Gustavo Peterlini e Moacir Messias de Araújo Júnior com assuntos voltados para o tratamento de efluentes de indústrias e projetos de implantação de estações de tratamento. No segundo dia, houveram palestras relacionadas ao tratamento de chorume, prevenção na formação de gás sulfídrico em esgoto sanitário, recuperação de urânio e terras raras do resíduo gerado no tratamento de águas ácidas, ministradas por engenheiros como Helvécio Carvalho de Sena e Paulo Lima, além de uma mesa redonda para discutir os principais aspectos técnicos e políticos dos desafios do Saneamento no Brasil. Ainda nos dois dias houveram apresentações de trabalhos de forma oral e por pôster dos mais diversos assuntos: recuperação de áreas degradadas, biodigestores utilizados para o tratamento de resíduos da suinocultura, etc. E, para encerrar, na quinta-feira foi apresentado em mais uma palestra o papel do engenheiro ambiental e o mercado de trabalho na área de saneamento.
Palestra

As discussões atravessaram os aspectos técnicos, as óticas e procedimentos dos órgãos ambientais, as alternativas de remediação disponíveis, as legislações aplicáveis e as atualizações sobre o tratamento de efluentes. Ainda, através dos intervalos foi possível intensificar o relacionamento entre os participantes, tirar dúvidas, trocar experiências e criar parcerias para avançar em questões que envolvem o passivo ambiental.
Palestra

Ao final, como resultado, a participação dos alunos do curso de Engenharia Ambiental foi essencial para o sucesso do evento, suprimindo a carência de alguns conhecimentos dos alunos quanto ao tratamento de efluentes, além de salientar a capacitação e proatividade na conquista de um lugar no mercado de trabalho. Além disso, espera-se a sensibilização dos discentes para a importância de ações e participação em eventos como este, capacitando-os para auxiliar nas tomadas de decisão e promovendo mudanças que direcionem sempre para a melhoria do curso de graduação.

Apresentação dos trabalhos na forma de painel


Comissão Organizadora do SETEAMB.