An image as a link:

Por que ser um(a) petiano(a)?

Olá pessoal! 2017 já começou, mas 2016/2 ainda não terminou rsrs. Estão preparados para a volta às aulas e terminar o semestre? O grupo PET Ciência sim! \o/  Enfim... Estão sabendo que o processo seletivo para fazer parte do nosso grupo está aberto, né? Mas o que te motivaria a fazer parte do nosso time? Por que participar? Uma boa pessoa para explicar isso pra você é o petiano José Augusto, que já está há quase 3 anos trabalhando e entende razoavelmente bem sobre o programa. Vamos lá? Boa leitura J
Dentro da universidade encontramos vários grupos com diferentes características, cada um com suas peculiaridades. Por exemplo, os centros acadêmicos ( CAs), os Diretórios Centrais de Estudantes ( DCEs), Atléticas, AIESEC, Grupos de Oração, etc. Um desses grupos é o PET.
Mas o que é o PET? É um programa do ministério da educação - ou seja, do Governo Federal - que está vinculado às universidades brasileiras, cujo principal objetivo é desenvolver, de forma indissociável, atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente há mais de 800 grupos PET distribuídos nas 5 regiões do país.
Cada grupo PET é formado por um professor tutor e uma equipe de, no máximo, 18 alunos. Desses, 12 são bolsistas. Os outros são voluntários.
Para receber as bolsas e a verba de custeio, os grupos devem, como foi já foi dito, desenvolver diversas atividades durante o ano, relatar tudo e apresentar ao MEC. Então, basicamente, é uma empresa. Só recebemos nossa bolsa e a verba de custeio se realizamos o nosso trabalho.
Se lermos o Manual de Orientações Básicas - tipo a “lei” que rege o programa -, veremos que a ideia do PET é ajudar a melhorar os cursos de graduação, as comunidades locais, e as pessoas que do PET fazem parte. Afinal é um programa completo.
Todo petiano é cobrado para apresentar resultados. Cobrança que vem principalmente dos outros petianos. Mas há também MUITO aprendizado e união. Não há como sair do PET sem ter se tornado uma pessoa melhor.
Muitas são as características desenvolvidas e/ou adquiridas dentro do PET, das quais destacam-se: alta capacidade de trabalho em equipe multidisciplinar, comunicação, oratória ( fazemos muitas palestras), pontualidade, responsabilidade, pro atividade, liderança... Enfim, várias características muito valorizadas pelo mercado de trabalho.
Além disso, uma outra grande vantagem de fazer parte do programa é que, ao participar dos eventos regionais e nacionais do PET que acontecem anualmente, você acaba indo pra várias lugares do Brasil que talvez você nunca conheceria e faz muitas novas amizades. Geralmente o PET arca com parte das suas despesas: ou passagens aéreas, ou paga a inscrição.
Por isso, é uma ótima sugestão a todos que se tiverem a oportunidade de fazerem parte do grupo, que façam. Embora ainda tenhamos algumas limitações, o nosso trabalho é digno e eficiente.