Para finalizar o "Ciência no Contraturno" realizado semana passada pelo PET Ciência com a E.E. Dr. Alcides Mosconi, os alunos tiveram uma oficina de teatro na quinta-feira, onde foram apresentadas pelo tutor Daniel Pamplona e a petiana Júlia Laschi as diferentes maneiras de se criar um teatro científico. Para encerrar a oficina, alguns integrantes do PET Ciência encenaram uma breve peça, onde o ser humano foi julgado pelas suas atitudes no planeta Terra perante o meio ambiente.
Encenação dos petianos para os alunos convidados.
Ao final da peça os alunos foram separados em grupos de cinco, e realizado um sorteio com os seguintes temas:A história da Física, Ligações Químicas, A Tabela Periódica segundo Mendeleev, A Evolução do Computador e Segurança no Laboratório. O intuito foi incentivá-los a criar uma peça teatral com duração de 5 à 10 min com temas relacionados a ciência. Cada grupo foi acompanhado por um petiano durante a pesquisa e elaboração da peça no período da quinta-feira.
Petiano César Valentino orientando alguns alunos durante a pesquisa sobre o tema sorteado para cada grupo.
No último dia do evento, sexta-feira, os alunos ensaiaram a peça escrita no dia anterior, e posteriormente apresentaram para os colegas de escola e para os integrantes presentes do grupo PET.
Árvore deixando a maçã cair na cabeça de Newton, estimulando-o a pensar na existência da gravidade (Grupo a história da Física)
Professora ensina a seus alunos a importância de Mendeleev na Química
(Grupo a Tabela Periódica segundo Mendellev)
Cientista realiza o casamento entre Ácido Acético e Bicarbonato de Sódio, inclusive demonstrando a reação química (Grupo: Ligações Químicas)
Debate: como seria sua vida sem o computador no Jornal UNIFAL
(Grupo: A Evolução do Computador)
Professora demonstra a maneira correta de utilização de EPI's dentro de um Laboratório Químico
(Grupo: Segurança no Laboratório)
Para finalizar o evento os alunos tiveram um tempo para exporem suas críticas, elogios, sugestões sobre o evento e também sanarem algumas dúvidas em relação ao ingresso e permanência na Universidade. Um fato curioso: quando perguntado se o evento era o que eles esperavam: a resposta foi unânime: não. Ao questionarmos o porquê, a resposta nos surpreendeu: esperávamos pessoas mais velhas, não imaginávamos que alguns estudantes poderiam ser apenas 3 anos mais velhos que nós.
Alunos da E. E Dr. Alcides Mosconi que participaram do Ciência no Contraturno com alguns dos petianos envolvidos no evento.
O PET Ciência agradece a E. E. Dr. Alcides Mosconi pela participação e colaboração durante os eventos "Um dia na UNIFAL" e "Ciência no Contraturno", foi um imenso prazer recebê-los em nosso campus.