Semana passada, dia 25 de novembro, o PET Ciência em conjunto com o PET Conexões de Saberes promoveu o CinePET, que contou com a participação dos docentes convidados Cássius Anderson Miquele e Laos Alexandre Hirando para coordenarem uma discussão sobre os curtas “Bad Motherfucker” e “To be”, além dos tutores dos respectivos PETs Daniel J. P. da Silva e Antônio Donizetti G. de Souza.
A discussão girou em torno do que era possível de se concretizar do que foi apresentado nos curtas e do ponto de vista filosófico: o que é existir?
Os dois curtas apresentavam situações diferentes de teletransporte, no “Bad Motherfuker”, além das cenas de ação, o ator principal se teletransportava de um lugar para o outro através de um dispositivo, cujo funcionamento era à base de água. Já o curta “To be” apresentava a indagação de uma garota sobre o funcionamento de uma máquina de teletransporte criada por um cientista e toda teoria moral envolvida, pois para a pessoa se “teletransportar” uma cópia dela era criada, e a original destruída. Os docentes, principalmente através dos conceitos de física quântica, levantaram questões que fizeram o público presente refletir sobre o que seria realmente possível dentro das leis que regem a matéria.
Após importantes discussões o que se pode concluir foi que o conceito da palavra existência ainda precisa ser amplamente discutido e que realmente o teletransporte é fascinante, extremamente complexo e rende uma boa discussão, mas é apenas ficção científica.
O PET Ciência agradece a colaboração dos professores Cassius e Laos que coordenaram a discussão com bastante entusiasmo e aos alunos participantes, que possibilitaram a discussão ser mais interativa e a petiana Ingrid Sales, escritora desta matéria.
Momento da apresentação do primeiro curta: “Bad Motherfuker”
Prof. Daniel iniciando a discussão
Profs. convidados Laos e Cássius promovendo a discussão após os curtas.