An image as a link:

Estrutura Organizacional da Unifal-MG


     Olá pessoal, tudo bem? Vamos ver agora uma reportagem escrita pelo petiano José Augusto, onde explica de forma resumida como funciona a estrutura da nossa Universidade.  


     A maioria das Instituições, sejam elas acadêmicas ou não, possuem uma estrutura organizacional interna. Independente da área, essa estrutura é fundamental para manter todos os processos internos funcionando normalmente. 

     No caso da nossa Universidade, mesmo sendo uma Instituição pública, há certa “hierarquia”. De forma bem resumida, funciona assim:  

     Reitoria - Função exercida pelo Reitor, é o órgão executivo máximo da administração que conduz, coordena e fiscaliza todas as atividades da Universidade. As pró-reitorias, dirigidas pelos pró-reitores, são órgãos que ficam responsáveis pela operacionalização de assuntos pontuais, dando suporte ao reitor.  

     Conselho Universitário (CONSUNI) - É o órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar. Toda sua atribuição, composição e funcionamento são definidos no Estatuto e no Regimento Geral da Instituição. Dentro do CONSUNI, há outros conselhos menores, que desempenham funções específicas.  

     Órgãos Suplementares – Complementam as atividades da Unifal-MG, são subordinados ao reitor e independentes entre si. Para os alunos do campus de Poços de Caldas, os mais conhecidos são: DRGCA, Biblioteca, Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), e Campi Avançado.  

      Obviamente, a estrutura organizacional vai muito além do que o citado aqui. Dentro de cada item, há diversas outras divisões. É importante o aluno(a) entender um pouco de como funciona a burocracia da Universidade, pois caso necessite de algo, sabe a quem recorrer.