A avaliação institucional consiste na aplicação de um questionário para a comunidade acadêmica, bem como para a comunidade externa, afim de sondar como o Planejamento e Desenvolvimento Institucional, as Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e a Infraestrutura da instituição são percebidos pelos usuários.
No dia 20/05/2015 foi realizado no campus Poços de Caldas a Devolutiva dos Resultados da Avaliação 2014, o tutor do PET Ciência, acompanhado de alguns petianos, compareceram a mesma e relataram alguns pontos importantes. Confiram abaixo:
Este foi o primeiro evento deste tipo, em que toda comunidade acadêmica teve a oportunidade de ouvir da Comissão Própria de Avaliação (CPA), órgão responsável pela aplicação do questionário, quais foram os resultados obtidos na avaliação, afinal toda essa síntese dos dados obtidos ficavam muito restrito aos gestores da instituição que recebem um relatório da avaliação. Ainda assim, vale ressaltar que no site da CPA (http://www.unifal-mg.edu.br/cpa/) encontram-se todos esses resultados, não só da avaliação 2014 como o de avaliações passadas.
Dentre os apontamentos feitos na Devolutiva merece destaque que o campus Poços de Caldas aparece com uma participação de 60%, enquanto outros campus aparecem com participações inferiores a 40%, mas que ainda assim essa participação se dá por conta do corpo docente e dos técnicos e não pelos alunos, que se mantiveram na mesma média de participação dos outros campus. A importância da participação de toda a comunidade foi ressaltada ao ponto que somente com o envolvimento de todos se pode melhorar o que não está bom na universidade, afinal, a gestão só saberá dos problemas enfrentados pelos alunos se os alunos se manifestarem quando tiverem oportunidade.
De maneira geral, dentre as pessoas que responderam os questionários a maioria (cerca de 70%) está satisfeita com relação aos cursos que escolheram, e com a relação que se tem com professores e orientadores, bem como com o domínio destes sobre os temas de suas aulas. Cerca de 60% estão satisfeitos com a infraestrutura da instituição.
Como supracitado, a comunidade externa também foi ouvida durante a avaliação, esses aspectos se refletem mais ao campus Sede, onde vários serviços são ofertados a comunidade, como a clínica odontológica, farmácia universitária e o laboratório de análises clínicas, que receberam uma avaliação bastante positiva.
O PET-Ciência volta a chamar a atenção, é importante que os alunos criem uma consciência de participação e envolvimento nos assuntos institucionais e deixem de enxergar a universidade como uma mera escolinha onde eles são agentes passivos, e se tornem ativos nas avaliações e participativos nos eventos, só assim poderemos construir a cada dia, juntamente com os gestores, uma universidade melhor e muito bem vista e quista por todos.