Durante a semana passada, entre 11 à 15 de maio, o PET Ciência realizou mais uma edição do Ciência no Contraturno. Novamente a escola parceira foi a E. E. Dr. Alcides Mosconi do município de Andradas, o evento contou com a participação de dezoito alunos que puderam vivenciar como é o nosso cotidiano dentro da Universidade.Ao decorrer do evento os alunos contaram com palestras, aulas teóricas, aulas práticas, e também contaram com uma conversa sobre teatro científico e participaram de esquetes de improviso. Confira um breve resumo sobre o evento:
No primeiro dia do evento os alunos foram recepcionados por um grupo de petianos na portaria da Universidade e conheceram a estrutura física do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG. Depois foram levados ao laboratório de informática, onde receberam logins e se cadastraram no CAEX para receberem seus certificados ao término do evento. Após o coffee-break petianos ministraram uma palestra abordando o tema: Universidade e Cursos, onde abordou-se temas como diferenças entre Universidades particulares e públicas, vantagens e desvantagens de cada uma, grandes áreas dos conhecimentos, cursos ofertados pela UNIFAL-MG, o que é o BCT e apresentamos o que é o PET.
No segundo e terceiro dia o evento contou com a teoria e prática de experimentos físico e químico. Na terça o tema abordado foi: movimento parabólico e na quarta o conceito abordado foi polaridade das substâncias demonstrado no experimento de teor de álcool na gasolina. Em ambos os dias os alunos tiveram uma aula teórica sobre o assunto, onde foi ensinado/revisado os principais conceitos envolvidos e demonstrado a importância destes conhecimentos no dia-a-dia. Eles realizaram também as práticas e efetuaram os cálculos, discutindo posteriormente os resultados obtidos.
Aulas teóricas e práticas realizadas sobre movimento parabólico e polaridade.
Na quinta-feira os alunos participaram de mais uma palestra ministrada por alguns petianos: Auxílio e Permanência, onde muitas dúvidas foram sanadas, tais como importância do ENEM, possíveis auxílios dentro da Universidade e as diferentes bolsas que nos são ofertadas aqui: Iniciação Científica, PET, Extensão e Monitoria. Após o coffee-break os alunos interagiram com experimentos lúdicos científicos.
Na sexta-feira, último dia do evento, um tema diferente do nosso cotidiano foi abordado: teatro. Uma conversa foi ministradas por alguns petianos que apresentam alguma experiência na área e posteriormente esquetes de improviso foram realizadas com grupos compostos por 4 alunos, dentre estes, um era petiano.
Na linha superior: Palestra sobre Auxílio e Permanência ministrada por alguns petianos e alunos do ensino médio integrando-se com experimentos lúdicos científicos. Na linha inferior: dinâmica sobre teatro científico.
O resultado deste evento é fantástico! Além de proporcionar um contato maior de alunos do ensino médio com a Universidade, para nós petianos é um prazer também! Visto que a interação com diferentes áreas e desafios é o que nos proporciona o crescimento pessoal e consequentemente do grupo PET Ciência.
O PET Ciência agradece a todos os colaboradores envolvidos, mas em especial os alunos de graduação Abel Huzek e Eduardo Paniguel, aos professores Cássius Anderson Miqueli de Melo e Rodrigo Rocha Cuzinatto, pelo grande auxílio fornecido e principalmente à Escola Estadual Dr. Alcides Mosconi, nossa principal parceira atualmente.
Alunos participantes do Ciência no Contraturno e parte da equipe PET Ciência. Ahull