An image as a link:

Mudanças na Engenharia Química

E ai galera, tudo certo? 2017 já começou e o grupo PET Ciência trouxe esse texto de presente para você que está para terminar o BCT e vai ingressar na Engenharia Química ou para você que já está na Engenharia. O petiano Gabriel preparou o post abaixo explicando um pouco sobre as mudanças que o novo Projeto Político Pedagógico (PP) introduziu na dinâmica do curso. Vale a pena conferir!
Como já é do conhecimento da maioria o novo PP da Engenha Química entra em vigor em 2017-1 e traz consigo algumas mudanças. Todos os alunos que ingressaram na Engenharia  a partir de 2016-2 terão que migrar para o novo currículo. Quem ingressou antes poderá escolher em qual dinâmica curricular deseja terminar o curso. Isso deverá ser feito junto ao colegiado do curso e será explicado com mais detalhes pela coordenação. 
No  que diz respeito à divisão da carga horária houveram algumas mudanças também. Algumas disciplinas do BCT se tornaram eletivas da Engenharia Química, que não são obrigatórias para a integralização do primeiro ciclo, mas são necessárias para a graduação na Engenharia. Estão na Tabela 3 do PP com o respectivo período que devem ser cursadas. 
Existem também as Unidades Curriculares Diretivas da Engenharia Química, que serão oferecidas no BCT, mas obrigatórias apenas para a integralização do segundo ciclo. Elas estão listadas na Tabela 4 do PP juntamente com o período em que devem ser cursadas. Algumas dessas disciplinas que no PP antigo são do 7º período, como Métodos de Análises Químicas, Química dos Elementos e Fundamentos de Processos de Processos Orgânicos, serão oferecidas no BCT, porém no horário da Engenharia para que os alunos que entrarão no 7º período possam cursa-lás sem problemas com a grade. Podem até ser abertas turmas extras caso haja demanda. 
Por fim, além das disciplinas já citadas e das obrigatórias, existem as eletivas da Engenharia Química que devem ser cursadas no segundo ciclo, totalizando 144 horas,  e serão oferecidas pelo menos uma vez por ano, conforme a Tabela 5 do PP. 
Outro assunto de interesse dos alunos é a carga horária de atividades complementares necessárias para a integralização da Engenharia Química. De acordo com a nova resolução que será lançada o aluno deverá comprovar 54 horas de atividades complementares realizadas depois do ingresso na Engenharia. Essa nova resolução será divulgada em breve pela comissão responsável. 
Para terminar há um recado da coordenadora do curso, Profª. Drª Melina Savioli Lopes, de que quando as aulas retornarem serão realizadas palestras com os alunos para explicar melhor todas essas mudanças. O grupo PET Ciência agradece a disponibilidade da Prof. Melina em conversar e esclarecer algumas dessas dúvidas. 

Link do novo Projeto Político Pedagógico da Engenharia Química: http://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/system/files/imce/Cursos/EngQuimica/EngQuim2016.pdf.