An image as a link:

Como acertar no currículo com pouca experiência?


Olá galera!! Hoje o petiano Ângelo veio falar sobre como montar um currículo de qualidade e conseguir aproveitar as oportunidades de estágio em várias empresas que abriram editais com vagas para o próximo semestre.
Para começar, as informações que estarão no currículo devem ser todas verídicas, portanto, nada de mentiras! Se baseando nisso, o conteúdo pode ser exposto nos seguintes itens.
_________________________________________________________________________
    Informações Pessoais:
    As informações deste tópico são utilizadas para a sua identificação e um futuro contato. Então, coloque: nome, telefone, e-mail, data de nascimento, endereço e sexo.

    Objetivo:
    Aqui, você deve ser breve, ou seja, nada de ficar escrevendo sobre o quanto a empresa poderá te ajudar caso você consiga a vaga. Coloque apenas o nome da vaga em que você está se inscrevendo (caso você saiba) ou então, apenas a área que você deseja. Como exemplo, estagiar na área de Engenharia Química.

    Resumo das Qualificações:
    Neste tópico são colocadas as informações referentes aos itens que você sabe fazer, e ao que designa o seu perfil. Portando, vale a pena demonstrar seu perfil com exemplos de algumas atuações caso você já tenha tido a oportunidade.

      Formação:
    Você deve listar as graduações ou cursos técnicos que possui colocando-os do mais recente para o mais antigo, incluindo na frente o período em que foi realizado. As formações ainda não finalizadas também podem ser colocadas, o que muda é a data na frente do tópico. Por exemplo: 
    -Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (2016-2019);
    -Engenharia Química (7º período).

    Experiência Profissional:
    Aqui entram todos os empregos/estágios pelos quais você já passou (Estágios não remunerados também são bem-vindos). Vale lembrar, que experiências muito curtas não são vistas com bons olhos pois demonstra que você não se adaptou ao trabalho. Em resumo, você pode listar suas experiências da seguinte forma:
    Período de atuação
    Cargo
    Breve descrição da atuação

    Habilidades:
    Este tópico serve para você listar tudo o que você saiba fazer mesmo que não tenha um curso. Portanto, vale listar seus conhecimentos em softwares ou em determinados processos.

    Formação complementar: 
    Aqui se encontra o espaço onde você adiciona informações referentes aos cursos de pouca duração que você já tenha feito e que seja pertinente ao que você procura.
   
    Idiomas
    Para preencher esta etapa é bem simples, basta colocar o idioma e na frente no nível de fluência. Mas lembre-se, nada de mentiras, pois é bem fácil avaliar esse parâmetro. O ideal é que seja intermediário ou fluente, salvo apenas quando já existe uma primeira língua em seu currículo. Por exemplo:
-Inglês – Avançado;
    -Espanhol – Básico.
   
    Atividades extracurriculares
    Neste tópico você deve colocar as atividades voluntárias ou projetos que você já tenha exercido. Vale lembrar que com essas atividades o empregador consegue retirar informações sobre seu perfil ou habilidades. Por exemplo, se você atuou em um grupo PET, provavelmente você tem mais habilidades em trabalhar em grupo.
_______________________________________________________________
    No geral, seu currículo deve conter as informações que acabamos de passar para vocês. No entanto, a seleção não acaba no currículo, então achamos interessante trazer também alguns itens que devem ser levados em conta em uma entrevista de emprega, e aqui vão elas.
    Transparência:

    Seja você mesmo, e não tente assumir um papel que não é seu.
    Pontos positivos:
    Já vá para a entrevista com seus pontos forte definidos e com o porquê você acha que este é seu ponto mais admirável.
    Linguagem corporal:
    Tome cuidado com a sua postura. Nós temos a facilidade de nos aproximar do que nós gostamos e nos afastar do não gostamos, portanto, se você quer muito aquela vaga, tome cuidado com a invasão de espaço de seu empregador. Por exemplo, se debruçar sobre a mesa não é um bom sinal.
    Pontos fracos:
    Como os pontos fortes, também é interessante que você já tenha em mente seus pontos fracos. Vale lembrar que esses pontos sempre são melhor avaliados se forem expostos com um meio de solução proposto por você. Mas tome cuidado, um ponto fraco que dificulte a execução daquele cargo pode não ser vista com bons olhos.

    Em resumo, eram essas as dicas que tínhamos para passar. Os conteúdos apresentados foram baseados no programa Nutrindo o Sonho dos Jovens da Nestlé e também nos vídeos indicados nos links abaixo. Espero ter ajudado vocês!
1º Emprego: acerte no currículo e na entrevista:
O que não falar na entrevista de emprego!